AFTAS, ISSO PODE LHE TRAZER PROBLEMAS!

junho 12, 2019

AFTAS

O QUE SÃO? TEM CURA? É CONTAGIOSA? PODE MATAR?

Leia e se surpreenderá

Aftas são pequenas úlceras que aparecem na cavidade oral, geralmente na mucosa bucal, nas gengivas e embaixo da língua.

Elas são ovais, normalmente brancas (ou levemente amareladas), têm bordas avermelhadas e costumam medir aproximadamente 1 cm de diâmetro.

Os sintomas podem aparecer um ou dois dias antes de a afta surgir. É comum surgir ardor ou um tipo de queimação na região afetada. Quando as aftas aparecem em grande número, pode ser difícil engolir alimentos ou líquidos, especialmente os mais ácidos.

Eventualmente, podem aparecer gânglios no pescoço (“ínguas”), cansaço e até febre.

Há uma enormidade de causas relatadas ao  aparecimento da afta. Entretanto, alguns fatores, isolados ou em conjunto, podem ser determinantes.

Como trauma( machucado na boca) , ansiedade/estresse, determinados alimentos (ex.: chocolate, amendoim, café e produtos contendo glúten) e alterações hormonais.

Sabe-se que as aftas são mais comuns em mulheres e que cerca de 30% das pessoas acometidas têm casos na família, talvez por associação genética ou exposição ambiental semelhante.

Pequenos machucados decorrentes de acidentes ou escovação excessiva podem criar ambiente propício ao aparecimento das aftas. Além disso, um sistema imunológico debilitado, carência de vitamina B12, reações alérgicas às bactérias bucais, doenças inflamatórias do sistema digestivo e até o estresse emocional podem contribuir para o surgimento das aftas. E não são contagiosas

Tem cura?

Não existe um exame específico para diagnosticar as aftas. É possível identificá-las com o exame clínico. Às vezes, uma biópsia da lesão pode ser necessária, se houver suspeitas de outras doenças.

As aftas pequenas geralmente não precisam de tratamento e desaparecerem em até duas semanas.

Se houver muita dor ou dificuldade para deglutir, pode-se recorrer a tratamentos sintomáticos, como os bochechos com medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, assim como à aplicação de pomadas para uso oral (orabase) com analgésicos. Em casos mais graves, pode ser necessário o uso de anti-inflamatórios sistêmicos (como os corticoides) ou medicamentos para reduzir a acidez estomacal.

Durante a recuperação, algumas medidas simples podem ajudar. Entre elas destacam-se: evitar alimentos ácidos ou muito condimentados (eles são irritantes) e escovar os dentes suavemente. Também ajuda quebrar pequenos pedaços de gelo e deixá-los dissolver na boca, como forma de aliviar a irritação.

Atualmente, um dos tratamentos efetivos é o Laser, Com duração de cerca de 10 minutos, tratamento é rápido, indolor e não apresenta efeitos colaterais, Laser acaba com dor e ajuda cicatrizar aftas .

Procure um Dentista :

• Se as aftas forem muito grandes;
  • Se as crises de aftas forem frequentes;
  • Se for muito difícil deglutir (comidas ou líquidos);
  • Se tiver dor que não melhora com analgésicos comuns;
  • Se as lesões durarem mais de uma semana;
  • Se surgirem lesões nos lábios.

Afta pode matar?

Lesões semelhantes a aftas PODEM SER SINAL DE CÂNCER

Algumas características de feridas na boca ou língua podem ser indício de câncer de cabeça e pescoço.

Feridas na boca ( semelhantes a aftas) que não cicatrizam após algumas semanas, podem ser indicio de câncer bucal.

A afta quase sempre desaparecem depois de 7 a 10 dias, e as erupções recorrentes são as mais comuns. Sem grandes riscos à saúde. Porém alguns tipos de câncer bucal, se manifestam de forma muito parecida à afta, e em especial aos pacientes fumantes e/ou com histórico de câncer.

Possuindo uma ferida semelhante a afta que não está cicatrizando, é recomendado procurar o profissional capacitado para o correto diagnóstico.

Postou dentro Blog notícias de Claudio Reis | Tags: , , , ,