Dr. Cláudio Reis, Cirurgião- Dentista, Prof. De Pós Graduação e Mestre em Odontologia.
Por ano estimam-se 15 190 novos casos de câncer de boca (2020-INCA), conhecimento e saber se prevenir pode ser fundamental em sua saúde! Ao longo do texto verá informações muito importantes.
O que é o câncer de boca?
São tumores malignos que acometem a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares.
O que pode levar a pessoa ter câncer de boca?
O fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca. Pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas excessivamente têm maior risco de desenvolver o câncer da boca. O risco aumenta quanto maior for o número de cigarros e de doses de bebidas consumidos.
Existem outros fatores de risco?
Sim, como a falta de higiene bucal e a alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente em vitamina C. A exposição excessiva ao sol também aumenta o risco de desenvolvimento do câncer do lábio.
É possível descobrir o câncer de boca no início?
Sim. O exame rotineiro da boca feito por um profissional de saúde pode diagnosticar lesões no início, antes de se transformarem em câncer. Pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem devem estar mais atentas e ter sua boca examinada por profissional de saúde (dentista ou médico) pelo menos uma vez ao ano
Onde pode ser realizado o exame da boca?
Cirurgiões –Dentistas podem executar esse exame, nas consultas de rotina, tanto a niível público, quanto privado.
Como posso perceber um câncer de boca?
O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchações, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou no lábio. Nas fases mais evoluídas, o câncer da boca provoca mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso
Auto-exame previne a doença?
O auto-exame da boca é uma técnica simples que a própria pessoa faz para conhecer a estrutura normal da boca e, assim, identificar possíveis anormalidades, como mudanças na aparência dos lábios e da parte interna da boca, endurecimentos, caroços, feridas, e inchações. Entretanto, esse exame não substitui o exame clínico realizado por profissional de saúde treinado. Para a realização do autoexame são necessários um espelho e um ambiente bem iluminado. Mesmo que não encontre nenhuma alteração, é importante a consulta regular ao dentista para o exame clínico da boca.
Como diminuir o risco de câncer de boca?
- Evite ou reduza o consumo de fumo e de álcool; •Mantenha uma boa higiene bucal; • Faça uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes; •Visite o dentista regularmente.
PASSO A PASSO
1- Com o auxilio das mãos, olhe seus lábios superior e inferior por dentro e por fora, inclusive as gengivas.
2- Olhe o interior das bochechas, examinando também a garganta e o palato (céu da boca).
3- Observe a língua olhando por cima, por baixo, sem esquecer também das laterais.
4- Apalpe a pele do rosto e pescoço suavemente, procurando alguns sinais, como nódulos.
5- Sorria e se encontrar algum problema, marque uma consulta com seu dentista.
FonteS: INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER – INCA