Pesquisar Tratamento

Dores de cabeça, apertamento dos dentes e cansaço no maxilar? Procure um dentista!

Dores de cabeça, apertamento dos dentes e cansaço no maxilar? Procure um dentista!
julho 24, 2019

E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.

Mateus 8:12

 

Você sente algumas dores de cabeça que não passam?

Nos últimos tempos, tem acordado com o maxilar dolorido e cansado?

Segundo dados da OMS, Organização Mundial de Saúde, o bruxismo atinge cerca de 30% da população mundial. O hábito involuntário de ranger e pressionar os dentes acontece em especial durante a noite, o que atrapalha, consequentemente, o período de sono. Por conta disso, diversos pacientes demoram a descobrir o problema e procurar um especialista. Entretanto, para auxiliar e melhorar o momento de descanso no seu dia, soluções de tratamentos através de dispositivos personalizados foram desenvolvidas.

 

O QUE É BRUXISMO E QUAIS SÃO AS CAUSAS DO PROBLEMA?

O bruxismo é um ato involuntário caracterizado pelo ranger dos dentes e, embora possa ser observado durante o dia, ocorre normalmente ao longo da noite, durante o sono. “As causas do bruxismo estão relacionadas principalmente a situações de estresse, tensão e ansiedade e dentes mal posicionados, que alteram a mordida e fatores genéticos”,

Apneia, roncos e outros transtornos do sono também podem causar bruxismo.

COMO IDENTIFICAR O PROBLEMA SE ELE SÓ ACONTECE DURANTE O SONO?

Por se tratar de um hábito involuntário que se manifesta durante o sono, pode ser um pouco mais complicado diagnosticar um caso de bruxismo. Segundo Daniele, os principais sintomas são dor nos músculos do rosto ao acordar, dor de cabeça, desgaste nos dentes, retração da gengiva (que deixa dentes mais alongados e sensíveis) e dor na mandíbula. Pessoas que convivem com o paciente, como cônjuges e parentes, também podem ajudar a identificar o problema.

COMO MELHORAR SINTOMAS COMO A DOR DE CABEÇA E O MAXILAR CANSADO?

A sensação de maxilar cansado ao acordar e as dores de cabeça ao longo do dia – sinais característicos do bruxismo – podem atrapalhar a qualidade de vida do paciente.

Muitas vezes, o ranger involuntário dos dentes traz problemas :

para dormir e afeta a qualidade do sono, gerando cansaço e estresse.

Há algumas soluções para essas questões. “O tratamento feito pelo dentista inclui desde aparelhos ortodônticos para corrigir a posição dos dentes, passando pela substituição de próteses ou restaurações mal adaptadas e, também, a implementação do uso noturno de placas miorrelaxantes”.

“O bruxismo tem entre suas principais causas o estresse e a má posição dos dentes”, relembra Daniele. “Sendo assim, todas as medidas comumente recomendadas para reduzir o estresse ajudam a evitar o bruxismo.” Por esse motivo, pode ser uma boa ideia associar o tratamento para o bruxismo com o acompanhamento psicológico e atividades físicas..

O QUE SÃO OS DISPOSITIVOS PERSONALIZADOS PARA DORMIR?

Já que a maioria dos casos de bruxismo acontece durante a noite, o sono desses pacientes é atrapalhado pelo distúrbio. Por isso, foram desenvolvidas os dispositivos personalizados para dormir

As placas para tratamento da DTM, são, geralmente, de resina acrílica, as quais possuem também a função de minimizar os efeitos do bruxismo”.Esse tipo de dispositivo já possui diversas funções, como serem capazes de proteger os dentes do atrito e auxiliar no relaxamento muscular.

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE USAR ESSES DISPOSITIVOS

Os dispositivos, contudo, não curam o bruxismo, assim como qualquer outra alternativa de tratamento. “O tratamento do bruxismo é muito mais extenso e detalhado do que uma simples placa, deve-se buscar as causas que estão levando o paciente a desenvolver essa condição”,. Cada modelo de dispositivo possui suas funções, mas, em geral, tentam impedir a destruição devido ao ranger dos dentes. Por isso, é de suma importância ter o acompanhamento de um profissional da área. Ele, então, irá planejar o melhor tratamento de acordo com cada caso analisado individualmente.

 

PARA MAIORES INFORMAÇÕES, AGENDE UMA CONSULTA

(27) 3756- 2654