A atriz da Globo Heloisa Périssé, iniciou tratamento de Câncer nas glândulas salivares. Há como prevenir?

outubro 29, 2019

Dr. Cláudio Reis

Apesar de ser pós graduado e ter especialização em Doenças que afetam a boca,e fazer Mestrado , onde minha tese era sobre doenças que atingem a boca, e uma experiência de quase 25 anos,

não me canso de falar : ” faça suas revisões com seus médicos e dentistas  ( com formação adequada) PERIODICAMENTE, pois todas as doenças tem melhor tratamento e prognóstico em seu estado inicial.

Dito isso, vamos entender mais sobre esses tumores.

O que é afinal glândula Salivar?

As glândulas salivares são tecidos especializados na produção e secreção de saliva,

que lubrifica a boca e a garganta, contém enzimas que dão início ao processo de digestão dos alimentos e contém anticorpos e outras substâncias que ajudam a prevenir infecções desses órgãos.

Há dois tipos de glândulas salivares, maiores e menores.

Existem três conjuntos de glândulas salivares maiores em cada lado do rosto:

1. As parótidas, que ficam logo à frente das orelhas, e sete em cada dez casos de tumores das glândulas salivares começam nas parótidas. A maioria é de tumores benignos, mas é onde ocorre a maior parte dos casos de câncer das glândulas salivares.
  2. As submandibulares, que ficam abaixo da mandíbula, são menores e produzem saliva debaixo da língua. Entre 10% e 20% dos tumores das glândulas salivares ocorrem nas submandibulares e, destes, a metade é câncer.
  3. As glândulas sublinguais são as menores de todas, ficam sob o soalho da boca, e são raros os casos de câncer nesse tecido.

As glândulas salivares menores são estruturas muito pequenas, não visíveis a olho nu, e encontram-se dispersas por toda a mucosa que vai da boca até a parte inferior da faringe, com maior concentração na boca, especialmente no palato (céu da boca).

O câncer das glândulas salivares corresponde a cerca de 0,3% a 1% de todas as neoplasias malignas e responde por cerca de 5% a 7% dos cânceres de cabeça e pescoço, com estimativa no Brasil de 1 a 2 casos para cada 100.000 habitantes.

QUAIS FATORES DE RISCO?

• fatores de risco aumentam o seu risco de desenvolver câncer, mas isso não quer dizer que você vai ter câncer .
Idade: o risco aumenta com a idade.

Sexo: os cânceres de glândulas salivares são mais comuns em homens do que em mulheres.

Exposição à radiação: tratamento radioterápico prévio na região de cabeça e pescoço também aumenta o risco.

Exposição a pó de serra: de forma crônica, por exemplo, na indústria madeireira.

Exposição profissional a sílica, borracha e nitrosaminas.(Nitrosaminas são encontradas em diversos géneros alimentícios,especialmente cerveja, peixes e seus derivados, e nos derivados da carne e do queijo preservados com conservantes de sal de nitrito )

Infecção crônica pelo vírus Epstein-Barr , comum na Ásia.

Tabagismo relacionado a tumor de Whartin.

Muitos dos sintomas de câncer das glândulas salivares podem ser causados por tumores benignos ou outras doenças. Mas é importante consultar um profissional se você apresentar qualquer um dos seguintes sintomas:

• Nódulo ou inchaço na boca, bochecha, mandíbula ou pescoço.
  • Dor na boca, bochecha, mandíbula, ouvido ou pescoço que não passa.
  • Diferença de tamanho ou forma entre o lado direito e o esquerdo da face ou pescoço.
  • Perda de sensibilidade em parte do rosto.
  • Fraqueza dos músculos de um lado da face.
  • Dificuldade para engolir.

O tratamento-padrão  é cirúrgico e reparação do defeito cirúrgico no mesmo procedimento. O tipo de cirurgia vai depender de qual glândula salivar foi atingida pelo tumor.
Em alguns casos, a radioterapia pode ser usada de forma complementar. Já a quimioterapia costuma ser usada em poucos casos, geralmente como tratamento paliativo.