Pesquisar Tratamento

Coronavírus, e outras viroses ! Use esses alimentos e fortaleça seu sistema imunológico!

Coronavírus, e outras viroses ! Use esses alimentos e fortaleça seu sistema imunológico!
março 27, 2020

Dra. Aurélia Costa, NUTRICIONISTA

Vimos que o Coronavírus está causando mais mortes em pacientes mais idosos , e com doenças pré-existentes. Mas nós da ESPERIENZA entendemos que em TODAS AS IDADES E SITUAÇÕES podemos tornar nossa saúde mais resistente.

Entre outras ações , a dieta imuno-moduladora ( que vai melhorar a defesa do seu corpo), tem ajudado muitas pessoas a ter uma melhor defesa, veja ao longo desse artigo como você pode ter esse beneficio na íntegra e quais alimentos são indicados, além de uma deliciosa Receita. E ainda quais são os vilões da imunidade.

Para fortalecer o sistema imunológico, prevenindo o desenvolvimento de algumas doenças e ajudar o corpo a reagir àquelas que já se manifestaram, é importante consumir alimentos ricos em vitaminas e minerais.

Muito mais do que mera crendice, o poder de determinados nutrientes em estimular o sistema de defesa do organismo é um fato cada vez mais corroborado pela ciência. Neste âmbito, certos alimentos ganham destaque tanto na prevenção quanto na recuperação de doenças.

Uma das premissas da dieta imuno-moduladora é um cardápio balanceado. Isso porque nosso sistema de defesa depende de diversos nutrientes que ajudarão no bom funcionamento das células protetoras.

E a maneira mais prática de fazê-lo é, justamente, apostando num prato colorido”. Neste momento, determinados alimentos ganham destaque, pois possuem propriedades que “estimulam as reações do sistema de defesa, melhorando a produção e atuação dos anticorpos, essenciais no combate a agentes nocivos”. São eles:

Frutas cítricas – Laranja, limão e acerola, por exemplo, possuem alto teor de vitamina C, um potente antioxidante que ajuda a diminuir o dano celular, sendo benéfico para o sistema imunológico. No entanto, para obter esses benefícios, é necessário consumir a vitamina sempre e não apenas quando já se está doente.

Iogurte – A versão natural, feita apenas de leite e fermento lácteo, é fonte de micro-organismos que contribuem para o equilíbrio da microbiota intestinal. Isso auxilia o sistema imunológico na luta contra infecções e bactérias ruins. Além disso, são fontes de cálcio e vitamina D, que ativam as células que combatem às infecções intracelulares.

Vegetais verde-escuros ou folhosos – De forma geral, são muito ricos em diversos minerais e vitaminas, como potássio, ácido fólico, magnésio, vitamina K, dentre outros. Couve, chicória e espinafre, por exemplo, também são fontes de fibras, que ajudam no funcionamento do intestino e na manutenção da microbiota intestinal, pois servem como “alimento” para as “bactérias boas” que colonizaram nosso intestino.

Alimentos de coloração roxo-avermelhada – como o morango, amoras, uvas, beterrabas e tomates são ricos em flavonoides, em especial a antocianina. Esses compostos fitoquímicos reduzem a ação dos radicais livres, combatem o envelhecimento precoce das células e ainda melhoram a função imune por aperfeiçoarem a resposta dos anticorpos.

Castanha-do-Pará – É fonte importante de selênio, um mineral antioxidante que neutraliza a ação de radicais livres, espécie de lixo produzido pelas células. Também é rica em vitamina E. Apenas não exagere. O alimento é calórico.

Inhame – é um tubérculo que auxilia na limpeza do sangue e fortalece os gânglios linfáticos. Eles são os postos avançados de defesa do sistema imunológico.

Alho – Tem função imunoprotetora e uma boa dose de selênio e zinco, nutrientes importantes para evitar gripes, resfriados e outras doenças. Pode ser consumido no tempero das preparações e adicionado cru para temperar.

Cebola –  a quercitina presente no alimento é um potencializador da função imune, prevenindo doenças virais e alérgicas. Use sempre em temperos ou crua na salada.

Gengibre – o gengibre auxilia nas defesa do organismo porque possui importante ação bactericida, além de boas doses de vitamina B6 e C. Pode ser adicionado no suco ou servir para fazer chá.

Curcuma ou açafrão – a curcumina aumentaria os níveis de uma proteína que regula a resposta imunitária inata. Trata-se da proteína essencial para proteger o corpo do ataque de vírus, bactérias e fungos.

O consumo regular do açafrão-da-terra, da cúrcuma poderia ajudar o corpo humano a se defender do ataque de certas infecções, especialmente aquelas que afetam o trato intestinal e o estômago.

Água –  A boa hidratação do corpo é fundamental para manter a imunidade em alta. O organismo humano é composto em sua maior parte por água. Ela é essencial para que todas as reações bioquímicas ocorram perfeitamente nas células em especial quando ficamos doentes.

Além de uma boa alimentação precisamos evitar “Os vilões da imunidade”

“O abuso de produtos industrializados, ricos em açúcar, aditivos químicos (como corantes e aromatizantes) e gorduras ruins (trans e saturadas) propiciam processos inflamatórios e deprimem a resposta imune. Obviamente, vícios como álcool e o fumo causam grande prejuízo ao organismo, pois estimulam a ação de radicais livres e estão associados ao surgimento de diversas doenças crônicas.”

Evitando esses hábitos e, especialmente, apostando numa dieta equilibrada, praticar exercícios físicos, ter o peso adequado, dormir de 7 a 8 horas por noite, evitar o estresse. é possível ter um sistema imunológico eficaz, conferindo ao indivíduo uma verdadeira “saúde de ferro”.

 

SUCO PARA FORTALECER IMUNIDADE

  • 1 FOLHA DE COUVE
  • 1 FATIA DE GENGIBRE
  • 1 RODELA DE ABACAXI
  • 1 COPO DE SUCO DE LARANJA