Pesquisar Tratamento

Seus dentes podem cair como consequência do Covid-19? Saiba como se proteger

Seus dentes podem cair como consequência do Covid-19? Saiba como se proteger
dezembro 3, 2020

Como sempre  os profissionais da CLINICA ESPERIENZA, em contínuo estudo para nos manter atualizados e ajudar nossos pacientes, descobrimos um artigo originalmente publicado em inglês no New York Times, que nos sugere um cuidado extra a quem teve covid. Resumo abaixo.

No início deste mês, Farah Khemili  notou uma sensação estranha: um dente de baixo balançando contra sua língua.

A Sra. Khemili, 43, de Voorheesville, NY, nunca perdeu um dente adulto. Ela tocou o dente para confirmar que estava solto No dia seguinte, o dente voou de sua boca para sua mão. Não havia sangue , nem dor.

A Sra. Khemili sobreviveu a uma luta contra a Covid-19 nesta primavera e se juntou a um grupo de suporte online, já que sofreu uma série de sintomas experimentados por muitos outros “long haulers”: névoa cerebral, dores musculares e nervosas.

Ainda não há evidências rigorosas de que a infecção pode levar à perda do dente ou problemas relacionados. Mas entre os membros de seu grupo de apoio, ela encontrou outros que também descreveram dentes caindo, bem como gengivas e dentes sensíveis ficando grisalhos ou lascando.

Ela e outros sobreviventes enervados pelos efeitos bem documentados de Covid no sistema circulatório, bem como sintomas como dedos inchados e queda de cabelo, também suspeitam de uma conexão com a perda de dentes. Mas alguns dentistas, citando a falta de dados, estão céticos de que a Covid-19 sozinha possa causar sintomas dentários.

“É extremamente raro que os dentes caiam literalmente ”, disse o Dr. David Okano, periodontista da Universidade de Utah em Salt Lake City.

Mas os problemas dentários existentes podem piorar como resultado da Covid-19, acrescentou ele, especialmente à medida que os pacientes se recuperam de infecções agudas e enfrentam seus efeitos de longo prazo.

E alguns especialistas dizem que os médicos e dentistas precisam estar abertos a essas possibilidades, especialmente porque mais de 47 por cento dos adultos com 30 anos ou mais têm alguma forma de doença periodontal, incluindo infecções e inflamação das gengivas e ossos que circundam os dentes, de acordo com um relatório de 2012 dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

“Estamos agora começando a examinar alguns dos sintomas desconcertantes e, às vezes, incapacitantes que os pacientes sofrem meses depois de se recuperarem da Covid”, incluindo esses relatos de problemas dentários e perda de dentes, disse o Dr. William W. Li, presidente e médico diretor da Angiogenesis Foundation, uma organização sem fins lucrativos que estuda a saúde e a doença dos vasos sanguíneos.Embora a Sra. Khemili tenha se tornado mais diligente com seus cuidados dentários, ela tinha um histórico de problemas dentários antes de contrair o coronavírus. Quando ela foi ao dentista um dia depois de seu dente ter saído, ele descobriu que suas gengivas não estavam infeccionadas, mas ela tinha uma perda óssea significativa desde quando fumava. Ele encaminhou a Sra. Khemili para um especialista para lidar com a reconstrução. O procedimento odontológico provavelmente custará apenas US $ 50.000.

No mesmo dia em que o dente de Khemili caiu, seu parceiro acessou a Survivor Corp, uma página do Facebook para pessoas que viveram pela Covid-19. Lá, ele descobriu que Diana Berrent, a fundadora da página, estava relatando que seu filho de 12 anos havia perdido um de seus dentes adultos, meses depois de ter um caso leve de Covid-19. (Ao contrário da Sra. Khemili, o filho da Sra. Berrent tinha dentes normais e saudáveis, sem nenhuma doença subjacente, de acordo com seu ortodontista.)

Dentes que caem sem sangue é incomum, disse Li, e fornece uma pista de que pode haver algo acontecendo com os vasos sanguíneos da gengiva.

O novo coronavírus causa estragos ao se ligar à proteína ACE2, que é onipresente no corpo humano. Não só é encontrado nos pulmões, mas também nas células nervosas e endoteliais. Portanto, diz o Dr. Li, é possível que o vírus tenha danificado os vasos sanguíneos que mantêm os dentes vivos em sobreviventes da Covid-19; isso também pode explicar por que aqueles que perderam os dentes não sentem dor.

Também é possível que a resposta imune generalizada , conhecida como tempestade de citocinas, possa se manifestar na boca.“Se a reação de uma longa distância da Covid está na boca, é um mecanismo de defesa contra o vírus”, disse o Dr. Michael Scherer, prostodontista em Sonora, Califórnia. Outras condições inflamatórias de saúde, como doenças cardiovasculares e diabetes, disse ele, também correlacionar com doença gengival nos mesmos pacientes.

“A doença gengival é muito sensível a reações hiperinflamatórias, e os veículos de longa distância da Covid certamente se enquadram nessa categoria”, disse Scherer.

Médicos como Li dizem que as surpresas da Covid-19 exigem que a profissão esteja atenta às consequências inesperadas da doença.

“Os pacientes podem estar trazendo novas descobertas”, disse ele, e os médicos e dentistas precisam cooperar na compreensão dos efeitos do Covid-19 a longo prazo nos dentes.

Por enquanto, Khemili espera que sua história sirva como um conto de advertência. Se as pessoas não estiverem tomando as precauções adequadas para se proteger do coronavírus, “elas podem estar olhando para algo assim”.

Postou dentro Blog notícias de Claudio Reis | Tags: , , , , ,