Pesquisar Tratamento

Fada do Dente, sim ela existe !

Fada do Dente, sim ela existe !
maio 15, 2019

Para aumentar as doações de dentes de leite que normalmente são descartados para seu banco de orgãos, a Faculdade de Odontologia da USP lançou a campanha “O Endereço da Fada do Dente”.

A FOUSP utiliza dentes de leite em pesquisas científicas que ajudam milhares de pessoas. Mas poucas sabem disso. “O Endereço da Fada do Dente” foi criada para trazer essa questão ao conhecimento de todos e estimular um novo comportamento em relação aos dentes de leite, além de criar uma cultura de doação de órgãos desde cedo nas crianças.

A campanha busca mostrar que, ao invés de deixar o dente de leite embaixo do travesseiro para a Fada trocar por dinheiro, jogar em cima do telhado, ou até ir para o lixo, pais e filhos podem ajudar a ciência, doando o material à FOUSP.

Composta por um filme em animação compartilhável,

ASSITA AQUI: https://www.youtube.com/watch?time_continue=12&v=oNTlwMeXcK0  ,

um livro infantil e e outras peças, a campanha incentiva as pessoas a entrarem no site www.enderecodafadadodente.com.br onde, através de um simples clique, receberão em casa uma carta, já selada, pronta para a doação dos dentes, além de assinarem um termo de autorização obrigatório. “Muitas pessoas não sabem que um dente também é um órgão. Dependendo da forma que é retirado, manipulado e armazenado, pode servir até para pesquisas sobre células tronco. Incentivar a doação de dentes extraídos para o nosso banco nos ajuda a descobrir novas maneiras de melhorar a vida das pessoas” conta o Prof. Dr. José Carlos Imparato, Coordenador do BioBanco de Dentes da Faculdade de Odontologia da USP.

O dente é um órgão do corpo humano, e pode ser doado para pesquisas odontológicas e ortopédicas, incluindo para beneficiar o estudo de alunos de cursos dessas áreas nas faculdades.

Uma faculdade de odontologia gasta de três a quatro mil dentes por semestre.

Onde doar: o banco de dentes humanos mais próximo de você

#1 Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP)
Pode mandar os dentes para o seguinte endereço: Avenida Professor Lineu Prestes, 2.227 — Cidade Universitária, CEP 05508-900, em São Paulo/SP. Você também pode fazer a entrega ao banco de dentes humanos da USP pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas.
Telefone: (11) 3091-7905

#2 Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
Envie a doação para o banco de dentes humanos da Unesp acompanhada pelo termos (que podem ser baixados no site) para o endereço: Rua José Bonifácio, 1.193 — Vila Mendonça, CEP: 16015-050, em Araçatuba/SP.
Telefone: (18) 3636-3200

#3 Banco de dentes humanos da Universidade Federal do Amazonas (UEA)
É só levar a doação para a Policlínica Odontológica da UEA, na Av. Castelo Branco, esquina com a Av. Codajás — Cachoeirinha, em Manaus/AM, de segunda e terça-feira, das 8h às 11 horas, e às quintas-feiras, das 14h às 17h30.
E-mail: banco.dentes.uea@hotmail.com

#4 Banco de dentes humanos da Universidade Federal de Pernambuco
Também possui termos que você deve preencher e encaminhar junto à doação de dentes. O endereço de envio é: Av. Professor Mores Rego, s/n, CEP: 50670-901, no Recife/PE.
Telefone: (81) 2126-8344
E-mail: bdhufpe@gmail.com

#5 Banco de Dentes Humanos da Universidade Federal de Juiz de Fora
O banco possui um serviço de coleta, mas você pode enviar ou entregar pessoalmente a doação no endereço: Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora — Campus Universitário — Martelos, CEP: 36036-900, em Juiz de Fora/MG. O horário de recebimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11 horas e das 14h às 16 horas.
Telefone: (32) 2102-3871
E-mail: bancodedentes.odonto@ufjf.edu.br

#6 Banco de Dentes Humanos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Você pode levar os dentes secos ou imersos em água da torneira ou água destilada, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 13h às 17 horas, no seguinte endereço: Av. General Carlos Cavalcanti, 4.748 — Uvaranas, CEP: 84030-900, em Ponta Grossa/PR.
Telefones: (42) 3220-3104/3103

#7 Banco de Dentes Humanos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
O banco aceita dentes de leite que foram substituídos naturalmente, dentes permanentes com indicação de extração e permanentes que sejam focos de infecção sem ter como recuperá-los. Você pode entregar na Av. Transnordestina, s/n — Novo Horizonte, CEP: 44.036-900, em Feira de Santana/BA.
Telefone: (75) 3161-8424
E-mail: bancodedentesuefs@gmail.com