A cada ano a Odontologia traz inúmeras inovações, que podem trazer novos benefícios ao sorriso .
Sorrir é uma excelente terapia. Um sorriso aproxima as pessoas e reforça a autoestima de quem sorri e de quem recebe o sorriso. Mas esse simples gesto pode ser reprimido devido a problemas na estética dos dentes. Mas há várias formas de melhorar essa questão, uma delas é usando a lente de contato dental.
Muitos permitem viabilizar tratamentos com resultados estéticos excelentes. O surgimento das facetas laminadas foi um salto na transformação da estética do sorriso, mas atualmente o que está em alta são famosas “lentes de contato”.
Com o avanço dos procedimentos adesivos e das técnicas laboratoriais, é possível, em casos específicos, modificar o sorriso, por meio da utilização das “lentes de contato”. Esses laminados cerâmicos, de espessura mínima, em torno de 0,3 mm, são especialmente indicados por razões estéticas e permitem a correção de imperfeiçoes, fechamento de espaços e harmonização do sorriso.
Vantagens
APRIMORAMENTO ESTÉTICO DO SORRISO
Todo mundo sabe que o sorriso é o cartão de visita de qualquer pessoa. Ele diz muito sobre o indivíduo em qualquer momento da vida, seja na conquista ou numa entrevista profissional. Se há a insatisfação do seu sorriso e almejo de torná-lo aprimorado, a lente de contato dental é a alternativa adequada.
Elas atuam no aprimoramento estético dos dentes que se destacam pelo mau posicionamento, separação ou quebra, ao passo que, oportunizam ao usuário um sorriso diferenciado, bonito e mais branco. Não há nada melhor para a autoestima do que um sorriso bem cuidado e bonito.
PRESERVAÇÃO DA ESTRUTURA DENTÁRIA NATURAL
Outra vantagem de se colocar as lentes dentárias é a minimização do desgaste pelo qual o dentista precisa proceder aos dentes, em virtude das estruturas finas dos materiais.
Há situações em que nenhuma reparação necessita ser realizada, de modo a preservar todas as estruturas dentárias naturais. Porém, para que o sorriso prossiga bonito e saudável, todos os dentistas reforçam que a atenção para a higiene bucal deve ser assídua.
Tal cobertura com porcelana não faz a prevenção da cárie. Portanto, qualquer negligência relacionada à higienização dentária, possibilita desencadear problemas do periodonto e traumas de cáries em regiões que não têm coberturas.
As lentes têm confecção observada na medida do dente, preservando estruturas naturais dos mesmos e atentando-se ao fator estético do rosto, de modo a promover resultados confortáveis e belíssimos.
Respeitando a forma da região bucal e mandibular, há a possibilidade de evitar modificações no funcionamento mastigatório e de comunicação, além de tornar possível um sorriso mais harmonioso.
RESTABELECIMENTO DA FUNCIONALIDADE E DENTES RESISTENTES
A lente de contato dental é caracterizada como uma simples resolução para a recuperação da função dentária em tempo ágil. Desse modo, aqueles que escolhem tal técnica necessitam atentar-se ao momento da prática de determinados hábitos, sobretudo na hora em que se alimentam.
As lentes, ainda que tenham resistência posteriormente a cimentações, destacam maior fragilidade do que o dente em sua forma natural. Portanto, é necessário cuidar para não efetuar mordidas em alimentação dura, que podem causar fraturas da lente.
E QUANTO À SUA DURABILIDADE?
Tem uma média de 10 anos.
Ainda que as lentes tenham menor dimensão – finas – elas acabam se tornando extremamente resistentes.
Depois da realização do procedimento, recomenda-se, portanto, a visita ao dentista a cada seis meses para que ele possa observar se as lentes estão bem adaptadas e estáveis. Depois, o intervalo entre as idas ao consultório pode aumentar para um ano. É importante manter uma rotina de consulta para manutenção da lente e dos dentes, de modo geral.
Contudo, depende da saúde da boca do paciente, hábitos de higiene e consultas regulares Costumes como unhas roídas e uso de dentes para fazer a abertura de embalagens são atos ruins e precisam ser abolidos.
MAIOR RESISTÊNCIA ÀS MANCHAS
Lentes de contato dental não costumam manchar por qualquer coisa como, por exemplo, consumir alimentos como açaí, vinho, café e afins, em oposição às facetas com resinas, que têm caráter poroso e agem permitindo impressões de pigmentações escuras.
Contudo, é importante lembrar que na parte inferior a elas encontram-se os dentes e, para que se mantenham em um estado excelente, é fundamental que se evite determinados alimentos caracterizados pela acidez, assim como manter a limpeza bucal assídua.
Desse modo, é possível aproveitar um sorriso bonito e branco por muito mais tempo.
Antes do conhecimento dos resultados disponíveis pelas lentes de contato dental é necessário, entretanto, conhecer as atitudes de precaução necessária para a promoção do sucesso em relação ao processo de tratamento.
Dispor de uma ótima limpeza bucal é uma atitude que deve ser introduzida na rotina, bem como escovar de maneira adequada acrescida ao uso do fio dental e de enxaguantes que não possuam álcool – isso porque tal elemento costuma fazer a eliminação de células que protegem a boca.
Ao cuidar adequadamente da alimentação, a lente de contato dental dispõe de diversas vantagens para manter uma boca saudável.
SORRISO HARMONIOSO
Ao serem introduzidas estrategicamente nos dentes que promovem o comprometimento de alinhar o sorriso, tais lentes de contato aprimoram o caráter estético, proporcionando a eliminação desarmoniosa em virtude de condições como curvas de sorriso invertido ou dente curto, além de diastemas.
As lentes promovem a reparação de disfunção de cores e colaboram para que os dentes permaneçam mais resistentes a manchas e outros fatores que agridem o esmalte.
LENTE DE CONTATO DENTAL: INDICAÇÃO
Em virtude do processo, tratar de uma reabilitação bucal com lente de contato é recomendada para que os pacientes, em início de tratamento, apresentem modificações de cores, formatos e alinhamento dentário.
Exemplificando tais modificações, denominamos o diastema uma das possíveis indicações para o uso de lente de contato dental, que acontece conforme existam espaçamentos maiores entre os dentes.
As razões do problema se relacionam aos diferenciais de tamanhos entre dentes e a ausência de um ou outro. Conforme ocorra na região dos dentes superiores, na parte frontal, o diastema aparece em virtude de critérios anormais do freio dos lábios – tecido que se desloca da região bucal até gengivas.
Fraturas ocorrentes e manchas são também fatores que desencadeiam a recomendação da lente para tratamento, visto que tais próteses possibilitam o disfarce de imperfeições nessas situações.
Ainda que sejam produzidas por material duradouro, lente de contato dental deve ter a troca em prazo que tem variação entre, no máximo, até quinze anos.
Contudo, visitar o dentista para a manutenção deve acontecer com tempo variável de seis em seis meses. Durante as consultas, o especialista acompanhará a forma como os dentes se adaptam às próteses, com conferência de fixação das mesmas, além da avaliação da saúde da boca do paciente.
Tal análise é importantíssima, ainda, para a identificação de situações em que a utilização de lentes de contato dos dentes é contraindicada, de acordo com o tópico a seguir.
HÁ CONTRAINDICAÇÕES?
Para quem tem bruxismo, rói unhas ou tem o hábito de morder objetos, esse método não é o mais indicado, já que as lentes são bem fininhas. Para esse tipo de paciente, mais apropriada seria a aplicação de facetas de porcelana, que são mais grossas. Avalie melhor com o seu cirurgião-dentista.
COMO
As “lentes de contato” são coladas aos dentes que apresentam alteração de forma em relação aos demais.
Com este procedimento podemos modificar e corrigir o comprimento, largura, cor, formato dos dentes. As facetas trazem de volta, um aspecto bonito, devolvendo aos dentes uma beleza natural, estabilidade de cor,
Certamente que a conquista de um sorriso bonito é um desejo de muitas pessoas, mas é importante salientar a necessidade de um correto diagnóstico profissional, para verificar a indicação e viabilidade desse procedimento.