Warning: is_readable(): open_basedir restriction in effect. File(/home/claudioreis/public_html/wp-content/languages/etm_manager/THEME_SLUG-br.mo) is not within the allowed path(s): (/home2/esperienza/:/tmp:/var/tmp:/opt/alt/php56/usr/share/pear/:/dev/urandom:/usr/local/lib/php/:/usr/local/php56/lib/php/) in /home2/esperienza/domains/clinicaesperienza.com.br/public_html/wp-includes/l10n.php on line 584
ESPERIENZA Odontologia de referencia: Seu dentista pode lhe indicar usar lentes de contato.
Pesquisar Tratamento

Seu dentista pode lhe indicar usar lentes de contato.

Seu dentista pode lhe indicar usar lentes de contato.
agosto 21, 2019

A cada ano a Odontologia  traz inúmeras inovações, que podem trazer novos benefícios ao sorriso .

Sorrir é uma excelente terapia. Um sorriso aproxima as pessoas e reforça a autoestima de quem sorri e de quem recebe o sorriso. Mas esse simples gesto pode ser reprimido devido a problemas na estética dos dentes. Mas há várias formas de melhorar essa questão, uma delas é usando a lente de contato dental.

Muitos permitem viabilizar tratamentos com resultados estéticos excelentes. O surgimento das facetas laminadas foi um salto na transformação da estética do sorriso, mas atualmente o que está em alta são famosas “lentes de contato”.

Com o avanço dos procedimentos adesivos e das técnicas laboratoriais, é possível, em casos específicos, modificar o sorriso, por meio da utilização das “lentes de contato”. Esses laminados cerâmicos, de espessura mínima, em torno de 0,3 mm, são especialmente indicados por razões estéticas e permitem a correção de imperfeiçoes, fechamento de espaços e harmonização do sorriso.

Vantagens

APRIMORAMENTO ESTÉTICO DO SORRISO

Todo mundo sabe que o sorriso é o cartão de visita de qualquer pessoa. Ele diz muito sobre o indivíduo em qualquer momento da vida, seja na conquista ou numa entrevista profissional. Se há a insatisfação do seu sorriso e almejo de torná-lo aprimorado, a lente de contato dental é a alternativa adequada.

Elas atuam no aprimoramento estético dos dentes que se destacam pelo mau posicionamento, separação ou quebra, ao passo que, oportunizam ao usuário um sorriso diferenciado, bonito e mais branco. Não há nada melhor para a autoestima do que um sorriso bem cuidado e bonito.

 

PRESERVAÇÃO DA ESTRUTURA DENTÁRIA NATURAL

Outra vantagem de se colocar as lentes dentárias é a minimização do desgaste pelo qual o dentista precisa proceder aos dentes, em virtude das estruturas finas dos materiais.

Há situações em que nenhuma reparação necessita ser realizada, de modo a preservar todas as estruturas dentárias naturais. Porém, para que o sorriso prossiga bonito e saudável, todos os dentistas reforçam que a atenção para a higiene bucal deve ser assídua.

Tal cobertura com porcelana não faz a prevenção da cárie. Portanto, qualquer negligência relacionada à higienização dentária, possibilita desencadear problemas do periodonto e traumas de cáries em regiões que não têm coberturas.

As lentes têm confecção observada na medida do dente, preservando estruturas naturais dos mesmos e atentando-se ao fator estético do rosto, de modo a promover resultados confortáveis e belíssimos.

Respeitando a forma da região bucal e mandibular, há a possibilidade de evitar modificações no funcionamento mastigatório e de comunicação, além de tornar possível um sorriso mais harmonioso.

 

RESTABELECIMENTO DA FUNCIONALIDADE E DENTES RESISTENTES

A lente de contato dental é caracterizada como uma simples resolução para a recuperação da função dentária em tempo ágil. Desse modo, aqueles que escolhem tal técnica necessitam atentar-se ao momento da prática de determinados hábitos, sobretudo na hora em que se alimentam.

As lentes, ainda que tenham resistência posteriormente a cimentações, destacam maior fragilidade do que o dente em sua forma natural. Portanto, é necessário cuidar para não efetuar mordidas em alimentação dura, que podem causar fraturas da lente.

E QUANTO À SUA DURABILIDADE?

Tem uma média de 10 anos.

Ainda que as lentes tenham menor dimensão – finas – elas acabam se tornando extremamente resistentes.

Depois da realização do procedimento, recomenda-se, portanto, a visita ao dentista a cada seis meses para que ele possa observar se as lentes estão bem adaptadas e estáveis. Depois, o intervalo entre as idas ao consultório pode aumentar para um ano. É importante manter uma rotina de consulta para manutenção da lente e dos dentes, de modo geral.

Contudo, depende da saúde da boca do paciente, hábitos de higiene e consultas regulares  Costumes como unhas roídas e uso de dentes para fazer a abertura de embalagens são atos ruins e precisam ser abolidos.

 

MAIOR RESISTÊNCIA ÀS MANCHAS

Lentes de contato dental não costumam manchar por qualquer coisa como, por exemplo, consumir alimentos como açaí, vinho, café e afins, em oposição às facetas com resinas, que têm caráter poroso e agem permitindo impressões de pigmentações escuras.

Contudo, é importante lembrar que na parte inferior a elas encontram-se os dentes e, para que se mantenham em um estado excelente, é fundamental que se evite determinados alimentos caracterizados pela acidez, assim como manter a limpeza bucal assídua.

Desse modo, é possível aproveitar um sorriso bonito e branco por muito mais tempo.

Antes do conhecimento dos resultados disponíveis pelas lentes de contato dental é necessário, entretanto, conhecer as atitudes de precaução necessária para a promoção do sucesso em relação ao processo de tratamento.

Dispor de uma ótima limpeza bucal é uma atitude que deve ser introduzida na rotina, bem como escovar de maneira adequada acrescida ao uso do fio dental e de enxaguantes que não possuam álcool – isso porque tal elemento costuma fazer a eliminação de células que protegem a boca.

Ao cuidar adequadamente da alimentação, a lente de contato dental dispõe de diversas vantagens para manter uma boca saudável.

SORRISO HARMONIOSO

Ao serem introduzidas estrategicamente nos dentes que promovem o comprometimento de alinhar o sorriso, tais lentes de contato aprimoram o caráter estético, proporcionando a eliminação desarmoniosa em virtude de condições como curvas de sorriso invertido ou dente curto, além de diastemas.

As lentes promovem a reparação de disfunção de cores e colaboram para que os dentes permaneçam mais resistentes a manchas e outros fatores que agridem o esmalte. 

LENTE DE CONTATO DENTAL: INDICAÇÃO

Em virtude do processo, tratar de uma reabilitação bucal com lente de contato é recomendada para que os pacientes, em início de tratamento, apresentem modificações de cores, formatos e alinhamento dentário.

Exemplificando tais modificações, denominamos o diastema uma das possíveis indicações para o uso de lente de contato dental, que acontece conforme existam espaçamentos maiores entre os dentes.

As razões do problema se relacionam aos diferenciais de tamanhos entre dentes e a ausência de um ou outro. Conforme ocorra na região dos dentes superiores, na parte frontal, o diastema aparece em virtude de critérios anormais do freio dos lábios – tecido que se desloca da região bucal até gengivas.

Fraturas ocorrentes e manchas são também fatores que desencadeiam a recomendação da lente para tratamento, visto que tais próteses possibilitam o disfarce de imperfeições nessas situações.

Ainda que sejam produzidas por material duradouro, lente de contato dental deve ter a troca em prazo que tem variação entre, no máximo, até quinze anos.

Contudo, visitar o dentista para a manutenção deve acontecer com tempo variável de seis em seis meses. Durante as consultas, o especialista acompanhará a forma como os dentes se adaptam às próteses, com conferência de fixação das mesmas, além da avaliação da saúde da boca do paciente.

Tal análise é importantíssima, ainda, para a identificação de situações em que a utilização de lentes de contato dos dentes é contraindicada, de acordo com o tópico a seguir. 

HÁ CONTRAINDICAÇÕES?

Para quem tem bruxismo, rói unhas ou tem o hábito de morder objetos, esse método não é o mais indicado, já que as lentes são bem fininhas. Para esse tipo de paciente, mais apropriada seria a aplicação de facetas de porcelana, que são mais grossas. Avalie melhor com o seu cirurgião-dentista.

COMO

As “lentes de contato” são coladas aos dentes que apresentam alteração de forma em relação aos demais.

Com este procedimento podemos modificar e corrigir o comprimento, largura, cor, formato dos dentes. As facetas trazem de volta, um aspecto bonito, devolvendo aos dentes uma beleza natural, estabilidade de cor,
Certamente que a conquista de um sorriso bonito é um desejo de muitas pessoas, mas é importante salientar a necessidade de um correto diagnóstico profissional, para verificar a indicação e viabilidade desse procedimento.